PESSOAS LGBTQIA+ EM SITUAÇÃO DE RUA: MODOS DE VIDA E PROCESSOS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
Resumen
O fenômeno da exclusão social está relacionado com o sistema capitalista de produção e com as desigualdades historicamente construídas, tornando-se relevante problematizar a respeito dos processos de exclusão e invisibilidade que atinge a existência da população em situação de rua (PSR). Esta população tem como uma das características mais evidentes a heterogeneidade, dentre a qual esta pesquisa aborda, especificamente, a PSR LGBTQIA+. O objetivo principal é compreender como práticas de discriminação e de preconceito impactam os modos de vida de pessoas LGBTQIA+ em situação de rua. Especificamente, objetiva-se descrever os modos de vida de pessoas LGBTQIA+ em situação de rua; analisar as questões de identidade de gênero e de orientação sexual de sujeitos LGBTQIA+ em situação de rua; e, ainda, identificar as estratégias de enfrentamento desse grupo diante das violações vividas no contexto da rua. A pesquisa se orienta a partir da metodologia qualitativa e utilizará como instrumentos a entrevista semiestruturada e observação, com registro no diário de campo. Os sujeitos da pesquisa serão pessoas LGBTQIA+ que vivem nas ruas e que sejam acompanhadas nos serviços destinados à PSR de Fortaleza. No que se refere à análise, este será organizado e sistematizado segundo a hermenêutica dialética. Os resultados iniciais a partir da revisão teórica sugerem que esse grupo tende a sofrer mais abandono familiar, exclusão escolar e laboral, além de discriminação e preconceito, inclusive entre outras pessoas que vivem nas ruas. Assim, esta população é colocada em uma hierarquia rebaixada entre a PSR. Diante do crescimento de mortes nos últimos anos, o Brasil se tornou o país com mais crimes contra minorias sexuais e identitárias no mundo. Por fim, acredita-se que esta pesquisa, ao propor debater sobre os modos de vida de sujeitos LGBTQIA+ em situação de rua, contribui para problematizar estratégias e caminhos que se proponham transformadores dessa realidade.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
PESSOAS LGBTQIA+ EM SITUAÇÃO DE RUA: MODOS DE VIDA E PROCESSOS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2254. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89538