PROCESSO DE FORMAÇÃO DE AGENDA PÚBLICA DO PROBLEMA DA ÁGUA NO EL SALVADOR: ATORES, ARGUMENTOS E ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO
Resumen
Resumo: O problema hídrico em El Salvador é muito complexo, pois os obstáculos a serem superados são de características diferentes. Uma delas é de aplicação técnica legal, no país não há órgão legal que guie sobre a conservação da natureza e proteção dos recursos, bem como, não há políticas para o manejo de sistemas de água, solo, subsolo e irrigação. Além disso, deve-se mencionar as preocupantes taxas de pobreza e desemprego que não permitem que toda a população tenha acesso aos serviços básicos. A partir daí, o problema neste trabalho refere-se à relação que existe entre um problema social e sua incorporação na agenda pública. Da mesma forma, a ligação entre o problema público e suas soluções. As questões que norteiam esse trabalho são: Até que ponto os problemas públicos estão inseridos nas agendas públicas? Quais são os fatores que afetam a formação da agenda pública? São o modelo causal que estabelece a relação entre problemas públicos e soluções baseadas em estudos técnicos? O objetivo geral deste estudo é analisar o processo de formação de uma agenda pública e a construção de alternativas de políticas públicas para o problema da água em El Salvador. Metodologia: A pesquisa utiliza a perspectiva qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada em El Salvador e coletou informações primárias sobre o problema hídrico no país, o processo de formação de uma agenda pública e formulação de alternativas ao problema. Esta pesquisa consistiu em fazer visitas à atores públicos e privados que tenham relação direta com o problema hídrico no país. Resultados: As informações coletadas permitiram estabelecer que os fatores que influenciaram a formação da agenda sobre o problema hídrico estão estabelecidos em três categorias, a primeira uma má gestão pública. A segunda é determinada por interesse econômico. E, uma categoria ambiental. fonte de financiamento: bolsa OEA/PAEC/Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE AGENDA PÚBLICA DO PROBLEMA DA ÁGUA NO EL SALVADOR: ATORES, ARGUMENTOS E ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2288. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89572