REESTRUTURAÇÃO DO COMÉRCIO DE MARACANAÚ E O SETOR DE CONFECÇÃO: O MEGASHOPPING MODA NORDESTE.
Resumen
A reestruturação econômica e espacial de Maracanaú adentra a realidade de outras cidades brasileiras, sobressaindo-se o setor de serviços, logo com o MegaShopping Moda Nordeste – MMN, irá impulsionar um segmento que em Fortaleza concentra uma diversa rede do setor popular da moda de atacado e varejo – atacarejo. Com o MMN, empreendimento privado, previsto para dezembro de 2022, em um espaço de 140 mil metros quadrados e investimento de 160 milhões de reais, (O POVO, 2021), visa-se tornar o “Maior Centro de atacado e varejo do comércio popular da moda da América Latina”. Assim, em Maracanaú, agentes produtores e transformadores do espaço, tecem novos símbolos terciários na cidade que movimentam sua reestruturação econômica, desenvolve os circuitos superior e inferior da economia, muda o modo de vida da população, “diminui” a dependência de Fortaleza em determinados serviços, gera novas influências na RMF e adentra no processo de Metropolização. O objetivo geral é analisar os impactos do MMN em Maracanaú, como específicos é mapear os espaços de comércio de confecção em Maracanaú; identificar as influências do comercio de Maracanaú na RMF e compreender a influência de Fortaleza no comercio de confecção de Maracanaú. Como metodologia, realizamos trabalho de campo, aplicação de questionários semiestruturado, revisão da literatura, análises de dados do IBGE, IPECE, SEFAZ e ABRASCE; construção cartográfica e aplicação do método de comércio da França adaptado a realidade local. Podemos concluir que Maracanaú é um espaço de oportunidades de trabalho e renda, frente a entrada de empreendimentos terciários produtores do espaço, que corroboram sua reestruturação econômica e metropolização, o MMN será um novo símbolo espacial que alimenta a sociedade do consumo e revitaliza espaços desvalorizados.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
REESTRUTURAÇÃO DO COMÉRCIO DE MARACANAÚ E O SETOR DE CONFECÇÃO: O MEGASHOPPING MODA NORDESTE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2305. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89589