RESPIRAÇÃO BASAL E ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVOS NA SERRA DE IBIAPABA, CEARÁ
Resumen
A respiração basal mede a atividade microbiana do solo pela quantificação do dióxido de carbono liberado através das funções metabólicas e, pode ser utilizada como um indicador da qualidade do solo pela alta sensibilidade a mudanças no uso e manejo do solo. Diante disso, objetivou-se avaliar a respiração basal e os atributos químicos do solo em áreas com diferentes sistemas de cultivo orgânico (AO) cultivado com hortaliças, convencional (AC) cultivado com Chrysanthemum sp. e uma área com vegetação nativa (AN), como referência, localizadas na Serra da Ibiapaba, Ceará. Para isso, foram coletadas amostras compostas na camada de 0-10 cm no período chuvoso de 2022. A respiração basal foi determinada pela quantificação de CO2 liberado durante a incubação do solo em sistema fechado, por um período de 10 dias, à temperatura de 28ºC. As áreas convencional e nativa apresentaram maior acidez no solo, com pH 5,3 e 5,2, respectivamente. As concentrações da matéria orgânica e dos macronutrientes foram maiores na área convencional (MO: 41,8 g kg-1; P: 525,7 mg kg-1; Mg: 0,9 cmolc kg-1; Ca: 2,5 cmolc kg-1) e na área orgânica (MO: 29,2 g kg-1; P: 210,8 mg kg-1; Mg: 0,9 cmolc kg-1; Ca: 2,2 cmolc kg-1). A área orgânica apresentou maior saturação por bases (V), 80,3 %, em relação às outras áreas. A respiração basal, nas áreas orgânica e convencional, apresentou maiores valores, que foram de 32,90 mg de C-CO2 e 32,40 mg de C-CO2, respectivamente, quando comparada com a área nativa (25,30 mg de C-CO2). Os resultados corroboram que sistemas agrícolas bem manejados podem aumentar o conteúdo de matéria orgânica do solo e favorecer a atividade microbiana. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Agradecemos à CAPES pela concessão da bolsa à primeira autora.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
RESPIRAÇÃO BASAL E ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVOS NA SERRA DE IBIAPABA, CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2319. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89604