UMA BICHARIA FANTÁSTICA: SERES ESPANTOSOS E OUTRAS REPRESENTAÇÕES DE ASSOMBRAÇÕES EM CÂMARA CASCUDO (1940-1950)
Resumen
A presente pesquisa em andamento partiu do objetivo de analisar as representações sobre as lendas e mitos de assombrações nas narrativas de Câmara Cascudo no contexto em que o referido autor urdiu o seu projeto que estudava sobre o folclore e a cultura popular do Brasil, na metade inicial do século XX. A partir disso, traçamos a discussão problematizando como Cascudo compôs um discurso étnico que valorizou a cultura europeia, reconheceu a indígena; e invisibilizou/engessou os aspectos da cultura africana e afro-brasileira nas explicações de origens dos mitos e das lendas do Brasil. Além do mais, questionamos as formas que o autor transitou por temporalidades, transpondo memórias do passado vivas no seu tempo na intenção de conservá-las para o futuro. Trabalhos como esses são relevantes à medida que promovem a interpretação dos sentidos que os homens deram a suas experiências, bem como os processos de trocas culturais, vislumbrando as relações de poder e suas influências na confecção de narrativas colonizadoras e construtoras de símbolos e ordens sociais. Como aporte teórico, trabalhamos a partir da noção de representação dada por Hall (2106) e de consciência histórica de Gadamer (2006). As fontes utilizadas para pesquisa são livros publicados entre as décadas de 1940 e 1950, período que Cascudo esteve interessado em assuntos sobre cultura popular e folclore. Nossa metodologia percorreu pelos jardins da história das sensibilidades em busca de perceber as subjetividades através das possibilidades que Pesavento (2007) apresentou. Os resultados preliminares dizem respeito a como a construção dessas narrativas endossam discursos que são formadores de identidades culturais que são persistentes até nossos dias.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
UMA BICHARIA FANTÁSTICA: SERES ESPANTOSOS E OUTRAS REPRESENTAÇÕES DE ASSOMBRAÇÕES EM CÂMARA CASCUDO (1940-1950). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2361. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89646