UMA METODOLOGIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA SOBRE AS QUESTÕES DAS VIVÊNCIAS E EXISTÊNCIAS DOS/AS JOVENS LBGT+ NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são os entraves das vivências e existências dos/as jovens LBGT+ no cotidiano escolar. Realizada em uma escola de Ensino Médio de Ensino Regular no bairro da Grande Messejana na cidade de Fortaleza/CE, o espaço escolar é atravessado por diversas facetas da socialização e dos agrupamentos juvenis (Lima Filho, 2014) que nos faz deparar com estudantes lésbicas, gays, bissexuais, não binários, transsexuais e transgêneros reivindicando sua existência, como por exemplo, o nome social. Para tanto, foi elaborado aulas na metodologia de uma didática para pedagogia histórico-crítica de Luiz Gasparin (2012) com os/as estudantes que se inscreveram na eletiva de gênero e diversidade no primeiro semestre de 2022. Exploramos o conceito de juventudes (Dayrell, 2014 e Filho, 2014), sexualidades (Foucault, 2017 e Louro, 2014) e Poder Simbólico (Bourdieu, 1989). As discussões teóricas sobre as sexualidades e as juventudes estão se tornando importantes dentro da nossa sociedade. As juventudes fazem parte do objeto de estudo das Ciências Sociais, que tenta compreender suas pluralidades e impactos na coletividade, e uma das formas de pensar tal categoria, é pensá-las no espaço escolar. Entendendo que as sexualidades e suas identidades são uma demanda cada vez mais presente e em constante disputa na contemporaneidade, perpassando todas as subjetividades por toda a vida. Dessa forma, o poder de nomear os corpos não heterossexuais faz com que os/as estudantes queiram ou não permanecer no ambiente escolar. Tal reivindicação de nomeação dos corpos nos faz pensar uma educação que seja verdadeiramente livre.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
UMA METODOLOGIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA SOBRE AS QUESTÕES DAS VIVÊNCIAS E EXISTÊNCIAS DOS/AS JOVENS LBGT+ NO ESPAÇO ESCOLAR. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2365. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89650