VOCAÇÃO E EFEITO DE DESTINO NA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE OTTO CAVALCANTI
Resumen
A presente pesquisa tem o intuito de verificar, com base no estudo da trajetória artística de Otto Cavalcanti (1930-2019), como se deu a produção de uma economia de bens simbólicos a partir da crença na vocação relacionada ao “efeito de destino”. Especificando os comportamentos prováveis, próprios da identificação da posição ocupada pelo artista no espaço social da arte plástica, se pretende compreender a formação das habilidades pessoais ou “dom” a partir das disputas inerentes ao campo e do acúmulo específico de capitais. A crença coletiva no papel do “gênio criador” e os esforços do poder de instituir são orientados neste estudo pelo ponto de vista crítico-reflexivo desenvolvido por Pierre Bourdieu (1930-2002) em diálogo aproximado com o plano teórico pensado por Max Weber (1864-1920) sobre o trabalho vocacional, cuja fé agrega validade em si mesma. Os objetivos concernentes à pesquisa dizem respeito, primeiramente, ao exame das bases de significação verificadas na biografia do artista com o propósito de explicar, em segundo lugar, o destino social alcançado por meio de uma constante luta por definição e legitimidade. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa das fontes primárias de pesquisa e da aplicação de entrevistas que possibilitam uma análise biográfica abrangente, identificando nela a trajetória individual e relacional do artista plástico. O resultado evidenciado, ainda que de forma parcial considerando que a pesquisa segue seu curso, permite interpretar os atributos pessoais acrescidos das tomadas de posição que traçam um destino sociologicamente explicável, distanciado do discurso que grava no comportamento humano a interferência do acaso. Tal alcance deve respeito ao financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior-CAPES, sem o qual este estudo não seria viabilizado.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
VOCAÇÃO E EFEITO DE DESTINO NA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE OTTO CAVALCANTI. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2379. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89665