ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DE LAGOAS COSTEIRAS DO DISTRITO DA BALEIA, ITAPIPOCA-CE
Resumen
Os ambientes costeiros apresentam grande relevância socioambiental uma vez que, naturalmente, desempenham serviços ecossistêmicos importantes para as comunidades litorâneas. A crescente ocupação do litoral tem imprimido uma forte pressão nesses ambientes, mais especificamente nas lagoas costeiras, diretamente exploradas para atividades antrópicas. O Distrito da Baleia localiza-se a 50Km da sede urbana do Município de Itapipoca-CE, apresenta 25Km de extensão de faixa de praia e possui paisagens singulares como as lagoas costeiras e interdunares. O distrito vivencia intensa ocupação urbana nos últimos anos implicando em forte pressão aos sistemas lacustres e provocando impactos na vulnerabilidade. O objetivo desta pesquisa é elaborar um índice de vulnerabilidade ambiental de lagoas costeiras, tendo como recorte as lagoas costeiras do distrito da Baleia mais próximas da sede. O método consiste em três frentes de investigação: a) a socioambiental, com o estudo dos usos e potencialidades das lagoas costeiras, realizado através de entrevistas semiestruturadas com a população que habita o entorno das lagoas, bugueiros e outros usuários do ecossistema; b) os aspectos hidrológico e de qualidade da água, com o levantamento mensal da qualidade da água, transparência da água e a área das lagoas e c) as condicionantes geomorfológicas e hidroclimáticas do ambiente das lagoas, com utilização de dados secundários relacionados a geologia, solo, geomorfologia, pluviometria e com intuito de compreender como a literatura identifica a vulnerabilidade desse sistema. As três frentes de investigação fornecerão subsídios para a elaboração do índice de vulnerabilidade ambiental. A investigação socioambiental tem revelado que as lagoas são utilizadas para banho, dessedentação animal, lavagem de roupas, fonte de irrigação e área de pesca. A qualidade da água, de abril a julho de 2022, tem se apresentado dentro dos limites aceitáveis para o ambiente e para as atividades desenvolvidas no meio.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DE LAGOAS COSTEIRAS DO DISTRITO DA BALEIA, ITAPIPOCA-CE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2384. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89670