ENTRADA NÃO AUTORIZADA: BACTÉRIAS RESISTENTES À BARREIRA PARA DESCONTAMINAÇÃO DE SOLADO DE CALÇADOS DO NUROF-UFC
Resumen
Como parte da disciplina de Microbiologia Geral CH0760 foi elaborado projeto para coleta de amostras, cultivo e análises básicas de microrganismos presentes em local de interesse. O Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (NUROF-UFC) desempenha atividades de pesquisa científica e educação ambiental com animais vivos em exposição e planteis e foi o local escolhido para este trabalho. Conhecer os microrganismos resistentes à barreira sanitária, que podem ser potenciais patógenos aos animais das dependências do NUROF, tem importância para que se possa aprimorar o protocolo sanitário e garantir maior saúde e segurança aos animais, bem como aos alunos e funcionários do núcleo. Para tanto, realizou-se coleta de amostra do solado do sapato do funcionário do NUROF com swabs estéreis logo após a passagem pelo pedilúvio e procedeu-se o isolamento de bactérias mesófilas, heterotróficas totais em meio ATGE pela técnica de Spread plate. Após cultivo por 72 h a 37 ºC, as colônias foram analisadas quanto às características culturais e morfológicas. Dentre os morfotipos foram encontradas bactérias cocóides Gram positivas, com arranjo do tipo estafilococos. Pôde-se concluir que existem bactérias resistentes ao hipoclorito de sódio, usado no pedilúvio do NUROF, sendo necessário um monitoramento microbiológico para se sugerir correções no processo de descontaminação adotado no NUROF.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Silva, M. P., Andrade Oliveira, J. A., Alves, N. N., & Maciel Melo, V. M. (2017). ENTRADA NÃO AUTORIZADA: BACTÉRIAS RESISTENTES À BARREIRA PARA DESCONTAMINAÇÃO DE SOLADO DE CALÇADOS DO NUROF-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4236. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29260
Número
Sección
X Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.