CURTAS DOCENTES: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFC COMPÕEM O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE (CASA/EIDEIA)
Resumen
A CASa - Comunidade de Aprendizagem Significativa, atual programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará, foi fundado em maio de 2009 durante o REUNI, movimento de expansão do ensino superior. O programa apresenta uma proposta de aprendizagem cooperativa e significativa, que fomenta o intercâmbio entre professores de diversas áreas, valoriza o protagonismo e a experiência de cada docente. Os “Curtas Docentes” da CASa são atividades que tem por objetivo produzir vídeos sobre professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), afim de dar visibilidade e reconhecimento das trajetórias singulares. Os docentes são convidados a participar, como uma das possibilidades de atividades de formação docente. Os bolsistas de Cinema e Audiovisual, colaboradores da CASa, agendam horários de acordo com a disponibilidade dos docentes, visitando as diversas unidades acadêmicas. Esses vídeos são editados e postados no canal do Youtube (CASaUFC). O canal conta com vinte e três vídeos de docentes de diferentes áreas da UFC. Outra relevância desta iniciativa é documentar docentes com diversificado tempo de dedicação a UFC, desde ingressantes no primeiro ano nesta instituição, como ainda, docentes titulares com mais de 25 anos de atuação na capital cearense. Os participantes têm a liberdade falar de sua história pessoal e profissional, contar os motivos que levaram a escolher a docência, apresentar a unidade acadêmica que atuam e os laboratórios que participam, podem ainda relatar o que têm vivido no cotidiano da Universidade, além de destacarem os desdobramentos de suas contribuições como servidores públicos no ensino superior.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Feitosa do Nascimento, L. M., & Ferreira de Lima, A. (2017). CURTAS DOCENTES: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFC COMPÕEM O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE (CASA/EIDEIA). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4369. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29393
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.