COM TATO - EXERCÍCIOS DO SENTIR JUNTO
Resumen
O mais profundo é pele. Esta paradoxal frase do filósofo e poeta Paul Valéry nos faz atentar para este órgão, o mais superficial de nosso corpo, como sendo também aquele capaz de nos conectar com o mundo, trazendo ao corpo percepções do espaço que nos envolve, ajundando-nos a elaborar nossas materialidades corporais e subjetividades, bem como a construir relações com esse mundo que nos cerca. Esta pele que ao tocar é também tocada (ato reflexivo) não só percebe o mundo, mas também o cria, como nos sugere Merleau-Ponty com sua fenomenologia da percepção. Evocamos aqui a sentença de Valéry como ponto de partida para nossa proposta: sendo a pele o mais profundo de nós, é por ela que iniciaremos o contato para a dança com o próximo, pois em dança, ou para a nossa dança, não desejamos a superficialidade. É pela pele que construiremos uma dança possível nascida apenas do e no encontro, uma dança atenta ao seu processo de produção. Pelo encontro, pelo toque: dançar e ser dançado pelo espaço que ora passa a existir, somente por ocasião do encontro. Com Tato - Exercícios Do Sentir Junto é, pois, uma iniciativa do Projeto Improvisa, apresentada em forma de mini oficina, que pretende abordar princípios acólitos da dança tais como peso e contrapeso, conexão, tensão e relaxamento, rolamentos, traçando um caminho possível para o Contatact Improvisation, técnica desenvolvida por Steve Paxton. A oficina contemplará até 20 participantes, não sendo exigido que estes tenham experiências prévias em dança.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Rodrigues Barros, J. P., Pontes, C. da C., Araujo, I. S., & Primo Gadelha, R. C. (2017). COM TATO - EXERCÍCIOS DO SENTIR JUNTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4700. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29724
Número
Sección
IV Encontro de Cultura Artística
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.