A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE A PARTIR DA ALTERIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIAS
Resumen
A experiência como bolsista na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui despertou em mim, graduanda do curso de Filosofia, reflexões acerca da construção de identidade através da alteridade no contexto das pessoas com deficiência. Nessa perspectiva, a alteridade se constitui na relação de interdependência com o outro, baseando-se na reciprocidade e respeito, jamais sendo dominante. Dentro disso, indo contra a falsa dicotomia entre identidade e alteridade, o indivíduo se constitui como tal somente através da relação com o outro, baseando-se na ideia de que ser significa conviver. O presente relato tem como objetivo relacionar tais conceitos com a constituição da identidade das pessoas com deficiência, visando às vivências cotidianas como método de se alcançar essa relação eu-tu e percebendo a importância da convivência baseada na alteridade para a formação identidária das pessoas com e sem deficiência. Nessa visão, utilizei como método, a própria vivência na Secretaria de Acessibilidade, estudos através de artigos que abordam a alteridade, identidade e corpo como base teórica, formações em que foram desconstruídos diversos estigmas sobre as deficiências e o convívio com as pessoas que as têm, além de conversas informais sobre como a questão da identidade das pessoas com deficiência é vista pela sociedade e como elas se sentem responsável por tal formação. Obtendo, portanto, como resultado dessa reflexão a concepção de que o homem só reconhece a sua singularidade a partir da diferença e que a consciência do indivíduo se constitui a partir, principalmente de atos relacionados a outros indivíduos e que diversas vezes a forma como essa relação se dá entre pessoas com e sem deficiência acaba distanciando o eu do outro, prejudicando assim a alteridade e a formação da identidade de ambas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Matias, B. da S., & Sousa, C. dos S. (2017). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE A PARTIR DA ALTERIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4817. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29841
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.