ABORDAGEM DE GÊNEROS DISCURSIVOS DA ESFERA DIGITAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Dlaine Moraes de Oliveira
  • Saniela Lima de Oliveira
  • Ana Cátia Silva de Lemos Colares
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumen

Partindo de inquietações sobre o estudo de gêneros, mais especificamente o estudo de gêneros do meio digital, e, levando em consideração a ascensão da cultura digital em que tais gêneros vêm ganhando relevância, seja no âmbito acadêmico seja na esfera do ensino, observamos que o uso desses gêneros é, cada vez mais, necessário na vida das pessoas. Nesta pesquisa, buscamos averiguar qual o espaço que o material didático dedica ao ensino dos gêneros que circulam no ambiente virtual, uma vez que é papel do professor abordar os mais diversos gêneros na aula de Língua Portuguesa, observando, ainda, se os gêneros da esfera digital abordados possuem real funcionalidade, estando de acordo com o contexto social de seus usuários. Para embasar teoricamente esta pesquisa nos guiamos pela concepção bakhtiniana de gêneros, que defende uma abordagem sócio-discursiva e decorrente de mudanças culturais cujos reflexos refletem nas práticas de linguagem da sociedade. Somam-se a essa concepção as bases teóricas de Marcuschi e Xavier (2005) e Rojo (2009). Nesse contexto, faz-se necessário ao indivíduo apropriação cultural de tecnologias digitais e uso de mecanismos tecnológicos que contemplem a realização de atividades comunicativas correspondentes a tais tecnologias. Assim, torna-se necessária a aplicação de práticas de letramentos aos alunos, mormente, àqueles que estão concluindo o Ensino Médio e que, em breve, lidarão com os mais diversos gêneros e que precisam se preparar para o exercício dessas práticas ainda no contexto social de aluno, o que justifica a importância de levar ao ambiente escolar práticas de letramentos relacionadas aos gêneros da esfera digital. Como parte desta pesquisa, analisaremos três coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio, adotados em escolas públicas brasileiras, sobretudo, volumes referentes ao primeiro ano, com o objetivo de analisar a abordagem que é dada ao ensino de gêneros da esfera digital pelos autores das referidas obras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Moraes de Oliveira, D., Lima de Oliveira, S., Silva de Lemos Colares, A. C., & Fernandes de Sousa, M. M. (2017). ABORDAGEM DE GÊNEROS DISCURSIVOS DA ESFERA DIGITAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4873. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29897

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica