ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO EMPREGADA POR DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO PARFOR/UFC

Autores/as

  • Pedro Jorge Arcelino Guedes
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a metodologia de ensino empregada por docentes no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no contexto sociogeográfico das 19 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) que o Programa atua. O PARFOR é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela LDB, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da educação básica no País. No caso deste trabalho, serão analisados os programas das disciplinas do curso de licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UFC, que variam de acordo com as necessidades e as realidades dos cerca de 625 discentes matriculados. Serão enfocadas as estratégias metodológicas e de avaliação das disciplinas ministradas no primeiro semestre. Para a sua elaboração, foram realizadas pesquisas, via internet, nos planos de ensino dos professores das diferentes CREDES do PARFOR no Ceará. Durante a pesquisa, analisamos as estratégias utilizadas pelos professores das CREDES de Fortaleza, Crato e Iguatu. Comparamos seus pontos em comum, suas divergências e as bibliografias indicadas. De acordo com análises semelhantes realizadas por Amapá (2013), a prática da docência, de acordo com a região a ser exercida, pode influenciar na permanência dos discentes no Programa; a interação entre a vida pessoal dos alunos e a produção do conhecimento se torna um fator importante para a formação profissional dos discentes. Tendo isso em vista, os métodos de ensino empregados pelos professores que atuam no PARFOR precisam variar de acordo com a CREDE em que a turma se insere. Além disso, o material didático a ser utilizado deve atender as exigências da legislação e adequar-se às demandas dos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Arcelino Guedes, P. J., & Cruz, R. C. de A. (2017). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO EMPREGADA POR DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO PARFOR/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4885. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29909

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica