ALIMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
Resumen
Com os avanços nas áreas de tecnologia e ciência, os órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisas viram a necessidade de levar essa instrução adiante, promovendo a universalização do conhecimento para todos. Na década de 1950 surgiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). As bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) trabalham em prol da disseminação do conhecimento em conjunto ao IBICT, disponibilizando suas teses e dissertações por meio dos repositórios digitais, que são uma base de dados que mantêm de forma organizada a produção científica da instituição proporcionando vários benefícios como maior visibilidade dos resultados de pesquisas para a sociedade, além da preservação da memória científica da universidade. Os bolsistas em questão foram alocados na Biblioteca das Casas de Cultura (BCC) e, uma vez estando numa biblioteca, foi possível perceber o ambiente de outra forma, sua organização e como funciona a relação entre usuário e servidor. Ademais, um dos bolsistas é estudante de Biblioteconomia e a prática biblioteconômica é fundamental para o complemento do conteúdo visto em sala de aula e para a formação do discente. Uma das atividades propostas foi o manuseio do Repositório Institucional (RI), onde pode ser visualizado todo seu conteúdo disponibilizado. Esta atividade auxilia o trabalho já realizado pelos bibliotecários da UFC, uma vez que foram solicitados manuseio de dissertações e depósitos de artigos e resenhas de revistas científicas publicadas pela comunidade acadêmica. A reunião do conteúdo das revistas no RI, antes dispersas em seus respectivos sites, salienta seu objetivo inicial, facilitando usuários que desejam encontrar informações rapidamente sobre determinado tema, bem como incentivando a produção acadêmica da instituição.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Alves de Oliveira, C. J., Albuquerque, M. C. do N., & Silva Gois, M. J. (2017). ALIMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4886. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29910
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.