AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO ESCOLA DA TERRA/ CEARÁ
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar se o Projeto Escola da Terra/Ceará que realiza o curso de Formação de Professores de Escolas Multisseriadas do Campo e Quilombolas, desenvolvido pela UFC em parceria com o MEC/SECADI, SEDUC e SMEs dos municípios envolvidos, atingiu os resultados pretendidos na edição 2016/ 2017. Escola da Terra foi desenvolvida em cinco municípios do estado do Ceará (destinada a 1100 cursistas nas duas edições já realizadas), professores da rede pública que atuam em classes multisseriadas, busca promover a formação continuada e especifica dos professores, para que atendam às necessidades das escolas do campo e das localizadas em comunidades quilombolas, pretende ainda, promover uma relação mutuamente transformadora entre Universidade e sociedade, articulando ensino, pesquisa e extensão, por meio da realização das atividades propostas para o Tempo Universidade e Tempo Comunidade (Pedagogia da Alternância). Assim, para avaliar se o projeto atendeu ao que estava previsto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos questionários aplicados aos tutores (professores cursistas que auxiliam seus pares no tempo comunidade). O total de tutores que participaram das edições de 2016 e 2017 foi 75. Destes, 42 enviaram as respostas no tempo previsto e os dados obtidos até o momento, embora parciais, indicam que a maioria absoluta dos tutores avaliam como positivo o curso realizado, destacaram a qualidade do material didático, consideraram excelente a biblioteca itinerante e salientaram a importância de produzir trabalhos científicos. No que diz respeito às dificuldades encontradas o aspecto salientado foi o fato de que muitos municípios não dispensavam os professores para participar das formações durante o horário todo, a distância da sede do município polo até as localidades onde os professores moram. Nesse sentido, pode-se afirmar que o projeto atingiu os objetivos propostos.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Daniel, M. D. da S., Mesquita, T. D., & Zientarski, C. (2017). AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO ESCOLA DA TERRA/ CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4978. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30002
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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