PLANTA DA CAATINGA - MELOCACTUS DEPRESSUS (COROA DE FRADE)
Resumen
O trabalho foi desenvolvido no Setor de Forragicultura professor Obed Jerônimo Viana, área demonstrativa composta de 121 canteiros e um bosque contendo uma diversidade de espécies forrageiras. Essas plantas dão suporte para os estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia nas respectivas disciplinas AF0711 - Forragicultura e Pastagens e AF0738 -forragicultura básica, onde eles aprendem a identificá-las através do nome científico, nome popular, família, características visuais, porte, se é tóxica ou não, capacidade de suporte, taxa de lotação, pressão de pastejo e uso na alimentação animal. Dentre as atividades previstas e realizadas foi renovada a identificação das plantas (nome científico, nome popular e família). Cada bolsista ficou responsável pela manutenção de 20 canteiros. Dentre as plantas sob o nosso acompanhamento a cactácea nativa coroa de frade(Melocactus depressus) chamou-nos a atenção e resolvemos fazer uma pesquisa bibliográfica sobre essa cultura. A coroa de frade é um cacto do bioma da caatinga, de formato arredondado, pequeno e achatado, que alcança até 12 cm de altura. Possui espinhos mistos, grossos e finos, e flores em tons rosa e vermelho bastante procuradas pelas abelhas. Pode ser também ofertada aos animais pelos agricultores em período de estiagem por ser rica em fonte proteica e água. O contato com atividades praticas proporcionou novos conhecimentos, foi bastante impactante pois gerou um sentimento de pertencimento a universidade e ao curso de Agronomia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Estevam de Lima, V., Braga da Silva, B. S., & Carneiro, M. S. de S. (2017). PLANTA DA CAATINGA - MELOCACTUS DEPRESSUS (COROA DE FRADE). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5383. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30407
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.