TOMBAMENTO DA COLEÇÃO PALEONTOLÓGICA DA UFC
Resumen
O estado do Ceará possui um dos melhores sítios Paleontológicos do Brasil, porém muito material fossilífero acaba sendo depositado em outros estados devido a uma ausência de coleções científicas que pudessem receber, identificar e proceder se tombamento, conforme a normatização internacional. Em função deste fato, o departamento de geologia da UFC, criou um acervo paleontológico para preencher essa lacuna. O volume de fósseis que a UFC tem recebido/coletado foi se tornando muito maior que o esperado, consumindo várias horas do curador impossibilitando a identificação de novos exemplares. A chegada de dois bolsistas do PBIA liberou o curador da tarefa de fazer o tombamento das peças. A coleção paleontológica do departamento de geologia possui três livros tombos. O mais importante é o da Coleção de Holótipo onde cada exemplar recebe a etiqueta LP/UFC CH (numero de tombo), nesta coleção estão tombados os fósseis que já foram estudados e publicados em revista especializada; a segunda coleção compõem os fosseis que possuem procedência e que ainda não foram devidamente estudados, são tombados como reversa técnica e são etiquetados como LP/UFC CRT (numero de tombo) e a terceira esta os fósseis que são utilizados nas aulas praticas por que já foram bem estudados ou carecem de informações de procedências. A participação dos bolsistas tem proporcionado uma visão da importância dos diversos tipos de coleções bem como das técnicas de tombamento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Rocha, B. O., Martins, I. M., & Mendes, M. (2017). TOMBAMENTO DA COLEÇÃO PALEONTOLÓGICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5495. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30519
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.