PROJETO INVENTE: ENSINANDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A DESENVOLVER APLICATIVOS

Autores/as

  • Daniel Humberto Felipe Barbosa
  • Letícia S. Saraiva, Jayne Carvalho França, Paulo Cardoso
  • Maria Viviane de Menezes

Resumen

O Projeto Invente e um projeto de extensão da UFC- Campus Quixadá cujo objetivo e levar o conhecimento de computação para alunos de ensino médio, promovendo o primeiro contato destes alunos com a área de programação de computadores por meio de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos moveis. Dentro do contexto do projeto, os alunos são estimulados a criar um aplicativo que resolva ou amenize algum problema da comunidade. O processo de desenvolvimento vai desde a concepção do aplicativo, passando pelas fases de prototipação e, finalmente, a programação, seguindo a metodologia desenvolvida para a competição Technovation Brasil [Instituto-Paramitas(ONG) 2018]. A programação e realizada com a utilização do App Inventor [MIT 2018], que e uma ferramenta baseada em blocos na qual o usuário pode construir programas arrastando componentes. Este resumo visa relatar a metodologia utilizada no ensino do desenvolvimento do aplicativo “Passador de Imagens” para alunos do primeiro e segundo ano doEnsino Médio da EEM Gonzaga Mota, localizada na cidade de Quixadá . A aula iniciou pela explicação do objetivo do aplicativo a ser desenvolvido: uma galeria de imagens com botoes para que seja possível navegar entre as imagens. Os alunos trabalharam em duplas para o desenvolvimento do aplicativo em um computador. O passo a passo do desenvolvimento consistiu em mostrar cada componente que fazia parte do desenho do aplicativo: botoes, tela para a imagem, etc. Em seguida, foi mostrado como utilizar os blocos do App Inventor para programar as funcionalidades do aplicativo. Ao finalizar o desenvolvimento do aplicativo no computador, testes básicos foram efetuados e seguimos com a conexão do programa no computador com o celular dos alunos. Todos os alunos conseguiram concluir a atividade proposta e visualizar o aplicativos desenvolvido em seus celulares. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de passar de meros consumidores da tecnologia produzida por outros para serem programadores de seus próprios aplicativos. Concluímos que o App Inventor e uma ferramenta de fácil utilização por alunosde Ensino Médio, que nunca tiveram contato com o desenvolvimento de programas, e que esta atividade pode ser um forte estímulo para que tais alunos tenham interesse pela area de Tecnologia da Informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-09-09

Número

Sección

Encontros Universitários 2018 - Campus Quixadá