A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO A DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
A experiência do estágio à docência é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais bem preparados. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um estágio docência, descrevendo as vivências nas atividades propostas para o exercício docente na graduação em Farmácia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da disciplina de Estágio à Docência I do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC e desenvolvido por uma mestranda com auxílio de um monitor e uma técnica de laboratório nas aulas práticas no componente curricular Farmacognosia II para uma turma do curso de Farmácia, em 2018. Observou-se que o docente é responsável por promover estratégias para motivar os estudantes na sua formação, utilizando-se de aulas teóricas e práticas realizadas no Laboratório de Produtos Naturais e no Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos da UFC. Observou-se que aulas práticas tem grande valor, visto que nesse momento os alunos são mais participativos e interagem entre si, mostrando a importância de conciliar o conhecimento teórico com a experiência prática. As aulas práticas em campo proporcionaram uma experiência diferente tanto para o docente quanto para aos alunos do curso de Farmácia. Através do estágio foi possível conhecer estratégias de ensino, compartilhar o conhecimento e a experiência com os graduandos e com a professora da disciplina, assim além de reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é um desafio do docente. Concluo que o estágio docência, portanto, vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, onde o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter, além de proporcionar a experiência de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, adquirindo uma visão crítica de sua área de atuação profissional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Arruda de Castro, M., Lima Soares, I., Georgina Garcia do Nascimento, P., & Anne Medeiros Bandeira, M. (2019). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO A DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 4(5), 3744. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/53158
Número
Sección
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.