ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO DIREITO FUNDAMENTAL
Resumen
A igualdade em direitos preconizada pela Constituição Federal de 1988, apesar de representar um notório avanço na luta pelos direitos humanos no Brasil, necessita de outros mecanismos jurídicos para assegurar o exercício de direitos às pessoas com deficiência. A igualdade formal, requer a implementação de políticas públicas para alcançar a igualdade material, para ser capaz de ter efeitos no mundo fático. A acessibilidade de pessoas com deficiência à educação superior é um grande desafio no país, visto que necessitamos, para um acesso igualitário, transcender inúmeras barreiras, sejam elas arquitetônicas, metodológicas e/ou atitudinais. A Lei nº 10.098 de 2000, um marco no ordenamento, trouxe aspectos gerais de acessibilidade e foi reforçada por outros instrumentos legais. O presente trabalho busca levantar o debate de acesso igualitário/isonômico ao ensino superior, como parte do direito à educação (um direito fundamental), buscando enriquecer e fortalecer o assunto, identificando os aparelhos e ações que viabilizam esse direito na Universidade Federal do Ceará, bem como fazer uma breve explanação do progresso dos mecanismos que visam possibilitar a acessibilidade de alunos com deficiência na educação superior, discutindo acerca dos desafios e avanços na inclusão plena dos educandos com deficiência. Utiliza-se como método o estudo bibliográfico de autores acadêmicos, fazendo uso de documentos públicos oficiais e informações publicizadas pela UFC, pesquisa das ações e equipamentos que a Instituição disponibiliza para cumprir as exigências legais. Dessa forma, conclui-se que a UFC vem atuando em prol da acessibilidade com a criação da Secretaria de Acessibilidade (UFC-Inclui), aquisição de novos equipamentos para as unidades acadêmicas, disponibilização de intérpretes, reserva de vagas para ingresso de alunos com deficiência, dentre outros.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.