A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBT+ DENTRO DA UNIVERSIDADE.
Resumen
Este trabalho pretende identificar os reflexos da Aprendizagem Cooperativa (AC), metodologia a qual se utiliza o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), no que tange a permanência de discentes LGBT+ na Universidade Federal do Ceará (UFC)), seguindo as noções acerca das experiências de alunos e alunas LGBT+ em duas dimensões: estudantes que estão em célula voltadas à temática ou estudantes que participaram em células de temáticas outras; estudantes que não mantiveram nenhum contato com a AC. A metodologia consiste em pesquisas qualitativa e quantitativa, possíveis a partir de questionários e relatos a respeito da visão dos estudantes sobre as atividades propostas na AC e a análise geral dos níveis propostos no que se refere a construção e desenvolvimento do sentimento de pertença ao ambiente acadêmico. Com os dados levantados, constatou-se que nos discentes LGBT+ participantes dos espaços em célula voltados à temática ou temáticas gerais, os reflexos da AC atuaram na construção de referenciais pessoais individuais e coletivos, o que se verificou de maneira mais expressiva no primeiro caso, possibilitando uma melhor noção e articulação do direito a pluralidade e aos espaços da Universidade, ou seja, os alunos e alunas se entendem agentes deste espaço; o estudante LGBT+ não-participante das células criadas no Programa, experiencia as hostilidades do ambiente acadêmico de uma maneira mais incisiva e nociva a sua permanência neste espaço enquanto discente e, ao mesmo passo, pessoa que é. Assim, a AC traz a sociabilidade como fator de mudança na vida do discente, tornando-o mais participativo nos espaços acadêmicos, além de estimular o sentimento de pertença e assim otimizar a sua atuação dentro da universidade, trazendo a conquista final da permanência e conclusão do curso escolhido.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Lima, R., Dornelas Neto, T. de F., Maria de Sousa Pereira, R., & Lucia Lima Leite, D. (2019). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBT+ DENTRO DA UNIVERSIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3801. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54154
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.