A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS CÉLULAS DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumen
O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é um programa que busca contribuir para o aumento da permanência e conclusão dos alunos em seus cursos de graduação através de células estudantis baseadas nessa metodologia e desenvolvidas pelos próprios discentes dos cursos de graduação. Muitas dessas células são voltadas às disciplinas de diversos cursos e o presente trabalho busca avaliar sua eficácia da utilização dessa metodologia e estudar como a aplicação da Aprendizagem Cooperativa é útil no que consiste a conscientização e reeducação na forma de ensino-aprendizagem, mostrando que em muitas vezes é mais fácil e prazeroso aprender em grupo. Esse trabalho é um estudo de caso, qualitativo-quantitativo pelo método indutivo, onde se inicia fazendo uma sondagem das células com foco em disciplinas de 2018.1 a 2019.1 e em seguida, um levantamento de dados sobre o assunto, com a aplicação de questionários estruturados visando descobrir o desenvolvimento de cada um dos pilares na célula e, principalmente, o sucesso das mesmas com a aprovação ou melhor entendimento do conteúdo por seus participantes, analisando tanto bolsistas do programa, quanto membros das células. Por fim, o estudo visou e conseguiu constatar que o uso da Aprendizagem Cooperativa é mais eficaz no ensino-aprendizagem onde cada um dentro da célula tem um papel fundamental para o bom funcionamento dela e quando os participantes de célula conseguem internalizar os pilares que dão base a metodologia, trabalhando principalmente a responsabilidade individual e as habilidades sociais, contribuindo para o sucesso do grupo.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Lara Oliveira de Carvalho, A., Lorena Carvalho de Siqueira, F., Leonardo Paulino Júnior, J., & Rosa Vieira, H. (2019). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS CÉLULAS DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3802. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54155
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.