A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O BOM DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DISCENTES
Resumen
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante as aulas de Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Antônio Albano, em Fortaleza, com adolescentes que integram desde os primeiros até os terceiros anos do ensino médio. O ponto principal a ser abordado no trabalho é a educação emocional como um dos elementos chave para o bom desempenho dos estudantes, assim como para manter uma boa relação entre professor e aluno. Muito se fala sobre ansiedade, depressão e transtornos emocionais afins e de como eles impactam na vida de professores e alunos. Além disso, ainda existe um grande tabu no que tange à discussão de tais problemáticas, haja vista a falta de conhecimento de muitos e a falta de empatia de outros.Na aprendizagem cooperativa, é indubitável que a questão emocional deva ser um dos assuntos primordiais a ser tratado.é importante também citar o contexto familiar como fator reflexivo no contexto emocional do educando. Algumas famílias têm relações conturbadas com os filhos e tais conturbações estão associadas a diversos assuntos, como a questão de gênero e sexualidade, por exemplo.A Educação Emocional existe, justamente, com o objetivo de desenvolver as habilidades nos jovens gradativamente durante a vida escolar. Ou seja, para obter sucesso as competências acadêmicas e emocionais precisam trabalhar juntas. Dessa forma, acontece o desenvolvimento completo do indivíduo.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Jose da Silva Chaves, F., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O BOM DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DISCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3817. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54170
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.