A INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES.
Resumen
A realidade para a maioria dos profissionais docentes no Brasil ainda é bastante difícil, com muitas dificuldades e ainda pouca valorização cultural e financeira para a imagem do professor. Ainda assim, todos os anos, várias pessoas, em sua grande maioria jovens, ingressam em cursos de licenciatura para se capacitarem e se formarem professores. Também muitos estudantes de outros cursos, ao longo de suas respectivas graduações, participam de projetos de ensino que visam ajudar estudantes de ensino fundamental e médio a conseguirem aprovações na faculdade e ou olimpíadas de conhecimento, projetos esses que ocorrem dentro do ambiente acadêmico da Universidade, geralmente pela noite e/ou fins de semana. Existem, também, estudantes de pós-graduação que visam um dia serem professores universitários. O presente trabalho tem em vista fazer um estudo de como os pilares da Aprendizagem Cooperativa (AC) vêm sendo aplicados na formação e na capacitação dos estudantes, que se tornarão os novos professores das próximas gerações. Por meio de questionários enviados para esses grupos de estudantes, foram analisados os impactos do uso da Aprendizagem Cooperativa e, a partir disso, foi realizado o estudo que avaliou como positivo os impactos que essa forma de metodologia pedagógica influencia na formação profissional, e pessoal dessas pessoas. Procurou-se analisar como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa vem sendo trabalhada nos cursos de licenciatura. A partir dos resultados obtidos, observou-se como a aprendizagem cooperativa impacta positivamente na formação profissional, e também pessoal, desses novos professores. Também foi analisado o impacto que a aplicação desses pilares vem causando na vida dessas pessoas, não apenas no âmbito profissional, como também no pessoal. Por fim, foram abordados professores da UFC que adotam a Aprendizagem Cooperativa e observado o possível impacto que a metodologia exerceria em suas jornadas caso eles já tivessem conhecido anteriormente AC.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Dimitri da Silva, G., Leandro de Melo Marques Rocha, A., Martins Vieira, M., & Audisio Dias Filho, F. (2019). A INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3833. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54186
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.