AS VIVÊNCIAS DO BOLSISTA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS E A CONTRIBUIÇÃO DESTE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Resumen
Este trabalho emergiu a partir da trajetória vivenciada pela autora no projeto Letras Solidárias, vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de leitura e de escrita nas escolas públicas do Ceará por meio da cooperação, da solidariedade e do protagonismo de estudantes da educação básica e de universitários da UFC. O relato pretende discorrer acerca da experiência obtida pela autora no que tange à revisão de redações modelo ENEM, bem como ressaltar a contribuição que esse aprendizado traz, tanto para a escola pública alcançada por essa ação do projeto, quanto para os bolsistas que fazem parte dele, corroborando, desse modo, para o desenvolvimento da Educação Pública. O trabalho fundamenta-se na experiência mencionada, que se desenvolveu por meio de revisões realizadas em 2019.1 de redações de alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa. Para a realização dessas revisões, semanalmente os bolsistas novatos do projeto participavam de encontros formativos sobre as competências avaliadas na redação ENEM, encontros esses estruturados na metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C) sistematizada por David e Roger Johnson. Segundo esses autores, a A.C apresenta cinco elementos básicos, a saber: interação promotora, responsabilidade individual, desenvolvimento de habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Espera-se, então, que essas revisões, pautadas nesses princípios, torne possível a compreensão da redação ENEM e estimulem o estudante a continuar se aperfeiçoando. A experiência vivida revelou para a autora que o projeto tem contribuído de forma significativa para o bolsista, pois proporciona desenvolvimento das habilidades do trabalho em equipe, exercitado nas formações semanais, além de ser muito importante para reflexão acerca do impacto positivo causado por projetos que envolvem a metodologia da A.C na educação pública.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Moreira Silva, L., & Portela, A. da S. (2019). AS VIVÊNCIAS DO BOLSISTA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS E A CONTRIBUIÇÃO DESTE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3859. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54212
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.