COMO O PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O presente trabalho baseia-se na experiência de uma estudante do curso de Letras Português Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) como bolsista novata do projeto Letras Solidárias, vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), durante 2019.1. O principal objetivo deste trabalho é, portanto, relatar as experiências vivenciadas dentro do projeto Letras Solidárias e de como essa experiência enriquece o processo de formação do graduando de Letras. No projeto, os bolsistas novatos assumem como principal função auxiliar na produção e interpretação de textos dissertativos argumentativos de alunos do ensino médio, contribuindo, por meio de revisões pautadas nos princípios da Aprendizagem Cooperativa (A.C) e nas premissas do PRECE, com o aprimoramento das redações modelo ENEM produzidas pela EEEP Alan Pinho Tabosa, principal escola beneficiada pelas ações do projeto. A atuação como revisora foi realizada após a aprovação no processo seletivo do programa, sendo esta atuação auxiliada por formações e preparo adequado para que os bolsistas novatos pudessem conhecer mais profundamente as cinco competências avaliadas na redação modelo ENEM e, dessa forma, revisar redações na plataforma online do projeto. Tais formações foram estruturadas dentro dos elementos do modelo da A.C sistematizado por David e Roger Johnson. Por meio da experiência, foi possível perceber que o projeto se revela importante dentro da UFC e para todas as escolas as quais ele beneficia, ele também se tornou a primeira oportunidade de muitos estudantes do curso de Letras de poderem atuar nas suas áreas acadêmicas. Além disso, como o projeto utiliza a A.C, ele não só auxilia na formação universitária e profissional dos bolsistas, como também nas formações humanas, com a utilização das premissas do PRECE, visando um clima emocional agradável, de ensinar a importância da empatia em um meio escolar para os futuros professores em formação que ingressaram como bolsistas novatos.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Magalhaes Maciel, M., & Portela, A. da S. (2019). COMO O PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3869. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54222
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.