CONSTRUÇÃO DA MOTIVAÇÃO EM DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E ENSINO MÉDIO
Resumen
Há diversos percalços no processo de ensino, que podem ser manifestados em diferentes âmbitos, isto é, tanto educador como educando estão sujeitos a enfrentarem problemas. A qualidade de ensino por vezes é associada a baixa aprendizagem, no entanto há diferentes variáveis em paridade para esta condição, o desinteresse por exemplo pode partir de um problema mais intrínseco, a desmotivação. Neste sentido o PRECE elaborou o projeto Eu Curto A Universidade que tem como objetivo refletir sobre a motivação dos alunos de ensino médio, bem como sua importância na formação de excelência e realização pessoal. Os bolsistas articulados do projeto têm o objetivo de promover o acesso a informação de maneira facilitada sobre todos os âmbitos do ensino superior para estudantes do ensino médio, com uma comunicação ativa de modo a motivar os alunos. O projeto consiste em uma apresentação lúdica de 3 horas de duração feita em grupo para estudantes de turmas de Ensino Médio de escolas públicas. As atividades seguiam um roteiro planejado, inicialmente, com gincanas e um momento de fala com os alunos sobre a escolha do curso que pretendem ingressar no ensino superior, em seguida é contato pelos bolsistas suas histórias de vida, experiências até o processo de ingresso na universidade. Assim, eram sanadas dúvidas a respeito do ENEM, bem como forma de ingresso, além disso discorríamos sobre a UFC, seus campis, cursos de graduação, serviços disponibilizados, atividades extras e bolsas. Ao longo dessa experiencia prática durante as apresentações do projeto nas escolas, percorremos por diversos cenários de falta de recursos, entretanto nunca impedindo sua realização. Ao fim das apresentações eram aplicados instrumentais aos alunos contendo perguntas sobre a motivação antes e depois da apresentação quanto ao ingresso no ensino superior, no geral foi notório que através dessas atividades é possível motivar alunos, que segue sendo um dos primeiros passos para uma formação de excelência.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Sousa Mota Uchoa, G., & Almir Melo da Silva Junior, J. (2019). CONSTRUÇÃO DA MOTIVAÇÃO EM DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3872. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54225
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.