HABILIDADES SOCIAIS E INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS: COMO ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA SÃO INSERIDOS NO COTIDIANO DE ATIVIDADES DOS BOLSISTAS
Resumen
O presente trabalho busca tratar da prática de dois elementos que fazem parte da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C) (JONHONS; JONHONS,1998), as habilidades sociais e a interdependência positiva, vivenciados pelos bolsistas novatos do semestre 2019.1 no Letras Solidárias, projeto que faz parte do Programa de estímulo à cooperação nas escolas (PRECE). O PRECE, programa de bolsa Universidade Federal do Ceará (UFC), possui projetos que visam encorajar estudantes da escola pública a ingressar no ensino superior por meio da A.C e mediante a oferta de bolsas aos alunos da UFC para o desenvolvimento desses projetos. O Letras Solidárias é um desses projetos, que a partir de ações de incentivo à leitura e à escrita, busca desenvolver a A.C, ao inserir em um cenário de cooperação não apenas os alunos das escolas parceiras, mas também os bolsistas que o compõem. Nesse viés, os bolsistas são encorajados a compreender esse modelo de aprendizagem, o que facilita a aquisição de conhecimentos necessários para realizar as atividades propostas. Pode se observar durante o andamento e os objetivos das formações semanais vivenciadas pelos bolsistas, que suas etapas estão baseadas nos elementos da A.C, com foco principal na interdependência positiva e nas habilidades sociais, que podem ser evidenciados em momentos como no contrato de cooperação das equipes e nas atividades individuais e de grupo. Assim, verificou-se que a interdependência positiva e as habilidades sociais auxiliaram os bolsistas na melhora de suas vivências interpessoais dentro e fora do ambiente acadêmico. O desenvolvimento de minha competência social possibilitou fazer novas amizades dentro do projeto, devido à interação com os demais bolsistas, além de ter provocado a melhora das habilidades oratórias e de escuta. Ademais, a constante prática da interdependência positiva, me ensinou a atuar com mais empatia e me auxiliou no entendimento do que é trabalhar em uma equipe.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Oliveira dos Santos, Y., & Maria Alves de Lima, A. (2019). HABILIDADES SOCIAIS E INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS: COMO ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA SÃO INSERIDOS NO COTIDIANO DE ATIVIDADES DOS BOLSISTAS. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3889. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54242
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.