MEMORIAL EM CORES: A UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO EM CORES NO MEMORIAL DO PRECE

Autores/as

  • Ariadila Matos Mesquita
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumen

Este trabalho relata a experiência vivenciada durante o primeiro e o segundo semestre de bolsa no projeto Memorial do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), no período de 2019, objetivando descrever as experiências obtidas durante a realização de atividades de pesquisas, planejamento, organização e tratamento de documentos. A metodologia utilizada trata de uma adaptação feita a partir das consultas bibliográficas realizadas de autores que abordam assuntos da área de biblioteconomia, com o foco em estudos como a catalogação e a classificação em cores, bastante utilizados nas bibliotecas escolares e em outros setores. Este trabalho tem o intuito de facilitar o acesso e a recuperação dos documentos presente no acervo do Prece. As atividades foram realizadas na sede do Prece, localizada no bairro Benfica, durante uma carga horaria de 12 horas semanais, por uma bolsista do grupo formado por três alunas do Curso de Biblioteconomia, um graduando em História e dois estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceara – UFC. Destaca-se, neste estudo, o uso da Aprendizagem Cooperativa que objetiva estimular o protagonismo estudantil, a cooperação e a solidariedade. Essa metodologia esteve presente em todo o processo de realização desse Projeto, permitindo que os bolsistas vivenciem cotidianamente experiências de autonomia e responsabilidade, características primordiais da seus processos formativos.

Descargas

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Matos Mesquita, A., & Madja dos Santos Feitosa, A. (2019). MEMORIAL EM CORES: A UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO EM CORES NO MEMORIAL DO PRECE. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3900. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54253

Número

Sección

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa