O CONTEMPORÂNEO DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Resumen
Alguns historiadores da arte definem a arte contemporânea como sendo um movimento artístico que surge na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, a partir da década de 40, e que tem a sua consolidação na década de 60. Entretanto, outros historiadores da arte discordam dessa definição de arte contemporânea, como sendo um movimento artístico, com um surgimento datado cronicamente, e definem a arte contemporânea como sendo a arte produzida hoje, na atualidade. Diante desse impasse, o objetivo da pesquisa foi investigar o que é o contemporâneo da arte contemporânea e descobrir se existe algum critério válido para definir uma obra de arte como sendo contemporânea ou não. Para isso, através da metodologia de estudo grupal dos textos “O que é o contemporâneo?” (2006), de Giorgio Agamben, “O que é o contemporâneo?” (2017), de Peter Pál Pelbart, e “Arte contemporânea é arte pós-conceitual” (2016), de Peter Osborne, obtivemos os seguintes resultados: 1) Para Agamben, o contemporâneo é um relação singular com o tempo, uma relação de distanciamento e aproximação. Para ele, o contemporâneo é uma relação de intempestividade, desconexão, dissociação, deslocamento, discronia, inatualidade, anacronismo e não-coincidência com o espírito da época; 2) Para Pelbart, o contemporâneo é um ethos, uma atitude frente à atualidade, um modo de sentí-la e de pensá-la, de agir e de se conduzir, uma maneira singular de pertencer a um presente e reivindicar uma ação; e 3) Para Osborn, o contemporâneo é uma ficção de que vivemos no mesmo tempo e da mesma maneira. Para ele, a ficção do contemporâneo tenta apagar as diferentes experiências múltiplas e singulares do tempo. Por fim, concluímos que não existe um consenso acerca do que é o contemporâneo da arte contemporâneo, entretanto constatamos que dentre as diversas definições, aquela que mais se destaca é a definição de que o contemporâneo é uma relação singular com o tempo.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
Oliveira de Lacerda, L., Nogueira Ferreira de Sousa, B., Mitzrael Nogueira Pinto, G., Holanda Neto, O. de Q., Siebra Barreto, A., & Beatriz Gallicchio Kroef, A. (2019). O CONTEMPORÂNEO DA ARTE CONTEMPORÂNEA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3904. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54257
Número
Sección
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.