OS PERFIS DE SOCIABILIDADE DOS ARTICULADORES DE CÉLULA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Resumo
A presente pesquisa visa analisar o processo de sociabilidade dos articuladores do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi considerado o período em que estes tiveram o primeiro contato duradouro com a metodologia da aprendizagem cooperativa como uma uma forma de aprendizado não-estruturado. Priorizou-se, principalmente, o processo de comunicação entre membros a partir das dinâmicas interativas, a fim de analisar como a prática das atividades internas do programa refletem na rotina acadêmica e social dos articuladores. Tem-se por justificativa a necessidade de abordar a importância das Habilidades Sociais no cotidiano dos bolsistas, verificando como a dinâmica adotada nas atividades do PACCE auxilia na manutenção de laços socioemocionais, além de evidenciar a influência dessas experiências e de momentos de descontração em espaços da vida social dos bolsistas. Para tal discussão, foi utilizado como material bibliográfico as obras dos Irmãos Johnson e as teorias de Carl Jung, Mariângela Savoia, dentre outros autores, além da prática de pesquisa de campo através de questionários de caráter quantitativo e qualitativo com articuladores de célula. A amostra inicial do campo contou com um amplo conjunto de bolsistas do PACCE que responderam a um questionário curto e objetivo visando o delineamento do perfil. Foram elaborados gráficos baseados na primeira coleta de dados realizada, cuja análise dos resultados mostram que mais de 93% dos entrevistados têm o PACCE como um espaço que cria oportunidades de socialização e auxilia no consolidação de laços sociais. Ao final, um seleto grupo foi convidado a responder algumas questões subjetivas, a fim de analisar suas percepções de sociabilidade com os demais dentro do PACCE, e os resultados indicam o fortalecimento do indivíduo com a ajuda da socialização através das atividades lúdicas, endossando a importância de um trabalho cooperativo entre os participantes.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Sousa Ferreira, L., Cristina da Silva Santos, F., & Bustamante Junior, J. de D. (2019). OS PERFIS DE SOCIABILIDADE DOS ARTICULADORES DE CÉLULA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3927. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54280
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.