SINTOMAS ANSIOSOS EM ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA
Resumen
Introdução: estima-se que de 15 a 25% dos estudantes universitários apresentem algum tipo de transtorno psiquiátrico durante sua formação acadêmica. Entre os estudantes de Medicina esses números são ainda mais alarmantes. A Escala de Ansiedade de Beck é um instrumento amplamente utilizado em estudos com essa temática, essa escala possibilita mensurar a prevalência de sintomas de ansiedade e sua gravidade. Objetivos: verificar a prevalência de sintomas ansiosos e sua gravidade em alunos do quinto semestre da Faculdade de Medicina; inferir a possível necessidade de ações voltadas à promoção da saúde mental dos estudantes. Metodologia: os alunos do quinto semestre da Faculdade de Medicina responderam individualmente a Escala de Ansiedade de Beck nas ocasiões das aulas de abertura da disciplina de Endocrinologia. Por tratar-se de uma escala autoaplicável, os alunos foram instruídos pelo cabeçalho a marcarem um “X” nos espaços correspondentes a cada sintoma, classificando-os em: ausente; suave; moderado e severo. Resultados: após síntese dos dados em uma tabela, verificou-se que há uma prevalência média dos sintomas listados de 37,64%, independente da gravidade. 74,83% dos alunos se sentem inseguros e 69,39% são incapazes de relaxar. Sendo estes os dois sintomas mais prevalentes. Por outro lado, os sintomas menos prevalentes foram: desmaios (9,52%) e rubor facial (10,20%). Além de ser o mais prevalente, a insegurança também é o sintoma de maior gravidade, pois 12,93% dos alunos assinalaram que possuem esse sintoma em intensidade grave. O medo de acontecimentos ruins também teve dados alarmantes. 10,20% dos estudantes classificaram como um sintoma de intensidade grave. Conclusão: os sintomas ansiosos são bastante frequentes na população analisada, além de se mostrarem com uma taxa de gravidade importante. Assim, faz-se necessário que a Faculdade de Medicina desenvolva ações de promoção à saúde mental dos estudantes e que minimize práticas de violência psicológica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.