IMPORTÂNCIA DAS PALINOTECAS PARA ESTUDOS BOTÂNICOS E DE INTERAÇÃO PLANTA-ABELHA
Resumen
Palinoteca é uma coleção de grãos de pólen, organizada em laminário. Ela é de extrema importância pois pode ser usada para identificação de floras ou para estudos taxonômicos, para a identificação dos recursos florais usados por polinizadores e para reconstituição de floras extintas. O principal objetivo do trabalho é montar uma palinoteca com lâminas permanentes contendo grãos de pólen de plantas da Caatinga que será utilizada como base para estudos posteriores de interação planta-abelha. Até o momento, coletou-se material botânico (exsicata e pólen) de 267 plantas em 6 municípios do Ceará, dos quais 48% foram coletados no munícipio de Pentecoste. O pólen das plantas foi submetido ao processo de acetólise no qual o grão de pólen é submetido a uma solução de nove partes de anidrido acético e uma parte de ácido sulfúrico, o que simula o que ocorreria no trato digestivo das abelhas, onde todo o conteúdo celular é eliminado ficando só a exina. Posteriormente foram preparadas lâminas permanentes que foram analisadas em microscópio óptico para que fosse feita a descrição. São 267 plantas coletadas das quais, 166 já conta com lâmina permanente, 240 estão identificados a nível de família e 82 até agora estão com descrição morfológica polínica. Considerando o hábito de crescimento, o material coletado corresponde principalmente a ervas (47%), seguido de arbustos (18%), trepadeiras (16%) árvores (13%). Até o momento, a forma de dispersão predominante é mônada, com três aberturas compostas (colporo) e com ornamentação da exina variável com predominância do tipo reticulado. Essa coleção será utilizada para gerar informações sobre a morfologia dos polens da flora da Caatinga e é de extrema importância para futuros pesquisadores da área para poder caracterizar ambientes bem como ajudar na sua preservação. Esse resumo apresenta resultados de uma pesquisa que teve apoio do órgão financiador CNPq, que sempre colabora com o avanço da pesquisa científica no país.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.