ISOLAMENTO DO ÁCIDO CENTIPÉDICO PARA O TRATAMENTO DA PERIODONTITE
Resumen
A biodiversidade brasileira é considerada a maior fonte mundial de novos fármacos ou protótipos de medicamentos. Apesar disso, os estudos voltados aos produtos naturais se mostram tímidos e/ou ineficazes na busca de substâncias bioativas, geralmente as pesquisas ficam estagnadas na descoberta de uma nova molécula, não havendo investigação da substância quanto ao seu potencial biotecnológico. Dentro deste contexto, o presente projeto teve como objetivo principal o isolamento do ácido centipédico a partir do extrato hexânico de Egletes viscosa. Em sua vertente biotecnológica, propôs-se avaliar a eficácia e segurança desta substância em um ensaio pré-clínico de periodontite, principal causa de perda de dentes em adulto. Foi feito dois extratos dos capítulos florais de Egletes viscosa, diclorometano e hexânico. Com o extrato diclorometano fez-se uma reação com hidróxido de amônio com o objetivo de obter uma fração rica em ácido centipédico, já que este possui o grupo carboxila. No entanto, este procedimento levou a pequenas quantidades do mesmo. O extrato hexânico levou a um melhor rendimento do ácido centipédico, além de diminuir algumas etapas cromatográficas, levando a uma economia dos recursos empregados na pesquisa. Ao final do projeto obteve-se 800 mg de ácido centipédico, que foi enviado ao Laboratório de Farmacologia da Faculdade de Medicina – Campus Sobral (UFC), para as análises farmacológicas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.