O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL EM CRIANÇAS A PARTIR DO USO DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA DANÇA

Autores/as

  • Isabella de Lima Nantua
  • Luciana de Lima

Resumen

O trabalho tem o objetivo de descrever o processo de construção da consciência corporal de crianças entre quatro e seis anos de idade participantes do Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC) na Universidade Federal do Ceará utilizando tecnologias analógicas. No contexto social atual, as crianças não constroem o conhecimento corporal no âmbito das creches a partir da intervenção artística vinculada aos conceitos de dança, sentem-se seguras de realizar atividades desse gênero sozinhas. Foram realizadas atividades com duas turmas de treze crianças cada, totalizando vinte e seis sujeitos de pesquisa, nas segundas e quartas-feiras no período da tarde, no lócus das salas de brinquedos e do parquinho. Como tecnologia foram utilizados bambolês, fitas coloridas e instrumentos musicais. A coleta foi realizada entre agosto e novembro de 2019 por meio da observação direta do fenômeno e pela análise de desenhos feitos pelos sujeitos ao final das atividades. O processo se inicia com a reunião das crianças por turma, seguidas de um comando da professora de dança com o uso das tecnologias pelas crianças e pela professora conjuntamente, favorecendo a construção da consciência corporal por meio de movimentos ascendentes com rodopios, saltos, elevação de braço, com interação com o próprio corpo e com de outros colegas. Observou-se que as crianças desenvolveram segurança para realizar movimentos sozinhas, manusearam melhor as tecnologias e entenderam seus corpos em potencial, capazes de fazer movimentos específicos e elaborados. Algumas crianças apresentaram dificuldades em entender os comandos, perdendo a atenção durante as atividades, sobretudo quando utilizam as tecnologias, aspecto não observado quando utilizam apenas a imaginação. Os resultados serão apresentados para a coordenação do NDC a fim de serem pensadas novas formas de utilização de dança no contexto de ensino-aprendizagem de crianças dessa faixa etária; pretende-se continuar a pesquisa em semestres subsequentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-01-01

Número

Sección

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica