REGISTROS SOBRE GRAMSCI E A REFORMA INTELECTUAL E MORAL
Resumen
O artigo de Marcos Del Roio, seguindo o pensamento dos Cadernos do Cárcere de Gramsci,(1975) apontam como a reforma intelectual e moral é bastante significativa e passa por processos diversos. A leitura dessas obras trazem uma fundamentação sobre a relação entre essa reforma e as noções já enraizadas no senso comum sobre moral e intelectualidade. Sob essa ótica, propomos a realização de uma pesquisa que busca compreender o processo dessas reformas dialogando com as categorias intelectuais elaboradas por Antônio Gramsci na gênese de seu trabalho. Essa pesquisa vincula-se ao projeto de pesquisa Educação e Formação Humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929 – 1935), que tem por objetivo geral investigar a conexão entre o pensamento de Gramsci e a divisão do conhecimento popular, senso comum e os conhecimentos acadêmicos e como esses conhecimentos podem dialogar entre si. Dessa forma, realizamos uma análise bibliográfica do artigo de Marcos Del Roio “Gramsci e a Reforma intelectual e moral” e a leitura dos Cadernos do Cárcere, especificamente, dos Cadernos 11 ao 20, com destaque aos tópicos II e III do Caderno 11 que apresenta apontamentos sobre senso comum e elementos fornecidos pela religião. Tal, portanto, expôe a relação entre si e de como isso espraia-se para a ciências. Evidenciamos assim a importância para as instituições acadêmicas da categoria da reforma intelectual e moral proposta por Del Roio apoiada no pensamento de Gramsci, desenvolvendo a temática da educação a partir do conhecimento do movimento da realidade, transformando as relações sociais. É válido agradecer à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC por apoiar esse importante Projeto de Pesquisa no campo da Educação. Palavras chaves: reforma intelectual e moral, Educação , GramsciDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.