REGISTROS SOBRE GRAMSCI E A REFORMA INTELECTUAL E MORAL

Autores/as

  • Emily Clark Gomes Teles
  • Cleine Barbosa da Silva
  • Vivian Rodrigues Lopes
  • Josefa Jackline Rabelo

Resumen

O artigo de Marcos Del Roio, seguindo o pensamento dos Cadernos do Cárcere de Gramsci,(1975) apontam como a reforma intelectual e moral é bastante significativa e passa por processos diversos. A leitura dessas obras trazem uma fundamentação sobre a relação entre essa reforma e as noções já enraizadas no senso comum sobre moral e intelectualidade. Sob essa ótica, propomos a realização de uma pesquisa que busca compreender o processo dessas reformas dialogando com as categorias intelectuais elaboradas por Antônio Gramsci na gênese de seu trabalho. Essa pesquisa vincula-se ao projeto de pesquisa Educação e Formação Humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929 – 1935), que tem por objetivo geral investigar a conexão entre o pensamento de Gramsci e a divisão do conhecimento popular, senso comum e os conhecimentos acadêmicos e como esses conhecimentos podem dialogar entre si. Dessa forma, realizamos uma análise bibliográfica do artigo de Marcos Del Roio “Gramsci e a Reforma intelectual e moral” e a leitura dos Cadernos do Cárcere, especificamente, dos Cadernos 11 ao 20, com destaque aos tópicos II e III do Caderno 11 que apresenta apontamentos sobre senso comum e elementos fornecidos pela religião. Tal, portanto, expôe a relação entre si e de como isso espraia-se para a ciências. Evidenciamos assim a importância para as instituições acadêmicas da categoria da reforma intelectual e moral proposta por Del Roio apoiada no pensamento de Gramsci, desenvolvendo a temática da educação a partir do conhecimento do movimento da realidade, transformando as relações sociais. É válido agradecer à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC por apoiar esse importante Projeto de Pesquisa no campo da Educação. Palavras chaves: reforma intelectual e moral, Educação , Gramsci

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Publicado

2019-01-01

Número

Sección

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica