ANÁLISE DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM PACIENTE COM PAQUIMENINGITE HIPERTRÓFICA IDIOPÁTICA - RELATO DE CASO
Resumen
Introdução: Paquimeningite Hipertrófica (PH) é uma doença inflamatória crônica rara, que se caracteriza por espessamento da dura-máter, frequentemente secundária a infecções, carcinomatose e doenças inflamatórias. Os sintomas mais comuns são cefaleia e neuropatia. O estudo histopatológico é fundamental para o diagnóstico, e tem-se na Ressonância Magnética (RNM) de crânio auxílio na confirmação diagnóstica e no acompanhamento clínico. Apresentação do caso: Sexo masculino, 54 anos, previamente hígido, apresentou episódios intermitentes de cefaleia hemicraniana à esquerda, sem aparente fator desencadeante e em caráter de pulsação. Após 4 meses, evoluiu com comprometimento visual e déficit auditivo ambos à esquerda. Passados 2 meses, realizou craniotomia para biópsia das meninges, confirmando-se diagnóstico de PH Idiopática. Realizou RNM de crânio, sendo percebido espessamento linear da dura-máter, a qual apresentou-se hiperintensa em ponderação T1, notadamente nos lobos temporais, o que confirmou o diagnóstico. Discussão: Na RNM, a PHI apresenta um espessamento linear da dura-máter ou nodular que se mostra isointensa ou hipointensa nas sequências, enfatizando-se T2, dependendo do grau de fibrose e da inflamação, com realce intenso após administração de gadolíneo. Tal fato contrasta com o caso em questão, uma vez que o espessamento foi melhor visualizado em ponderação T1 de forma hiperintensa. A perda visual associada não é incomum, entretanto no paciente analisado não foi possível especificar a causa, contudo, esteve presente o sintoma de cefaleia, bem como neuropatia que pôde ser evidenciada com a perda auditiva à esquerda. Conclusão: Em face da raridade do quadro, demandam-se mais estudos, sobretudo no que tange ao detalhamento dos achados radiológicos, a fim de um diagnóstico precoce. O acompanhamento pela RNM, devido à sua importância na determinação do prognóstico do paciente, ganha destaque no ambiente médico na decisão terapêutica mais adequada em cada casoDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
Encontro de Extensão – PREX
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.