PREVALÊNCIA E PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE UROPATÓGENOS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO ESCOLA DE FORTALEZA-CE
Resumen
As infecções do trato urinário (ITU) estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica e, devido a isso, muitos pacientes recorrem a automedicação, seja por fatores sociais, econômicos e culturais. Isto pode ter reflexos na eficácia do tratamento antibacteriano, devido ao desenvolvimento de mecanismos de resistência pelos microorganismos, o que representa um sério problema mundial. Por isso, o objetivo desse trabalho foi verificar a etiologia e o perfil de resistência de bactérias isoladas em uroculturas frente aos antibióticos comumente utilizados em um laboratório escola do município de Fortaleza-CE. O referido trabalho trata-se de um estudo retrospectivo, com coleta de dados no sistema de registros cadastrais do Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal do Ceará, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os resultados demonstraram que, das 163 uroculturas, 55 (33,7%) eram positivas, sendo 74,54% de pacientes do sexo feminino, com faixa etária de 9 a 99 anos. As infecções urinárias foram causadas, predominantemente, pela enterobactéria Escherichia coli (54,5%), que apresentou sensibilidade ao meropenem e à ciprofloxacina, e resistência ao ácido nalidíxico e a cefuroxima (10,22% e 9% respectivamente). Outra infecção bem evidente foi com espécies do gênero Staphylococcus (9%), que apresentou elevada resistência à eritromicina (80%) e à aztromicina (60%). O Acinetobacter baumanii (7,27%) foi o espécime isolado com maior resistência aos antibióticos: ácido nalidíxico, nitrofurantoína e cloranfenicol, com 35,7%. Pode-se concluir que os uropatógenos foram mais frequentes no sexo feminino e que o microrganismo mais isolado foi a bactéria Escherichia coli. Esta apresentou perfil de resistência a antimicrobianos, o que pode estar associado ao uso frequente destes fármacos pela população de forma empírica, para tratar as infecções do trato urinário.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.