A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA O CRESCIMENTO ACADÊMICO E INTERAÇÃO INTERPESSOAL

Autores/as

  • Thayanne Pereira Albuquerque
  • Ernesto Trajano de Lima Neto

Resumen

Este trabalho é um relato sobre minhas experiências no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Seu objetivo é discorrer sobre minha jornada articulando duas células de estudos em um ambiente totalmente digital e em como as atividades relacionadas ao Programa ajudaram na manutenção de interações interpessoais, em particular, neste momento de pandemia. Este relato se faz necessário para mostrar o impacto do Programa em meu crescimento pessoal, assim como o conhecimento adquirido com a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, utilizada como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades. As experiências relatadas correspondem ao período de maio/2020 até dezembro/2020. A metodologia adotada é a descrição das atividades desenvolvidas nas Formações, História de Vida e Interações, através de um relato de experiência na forma de um resumo expandido. Pelo relato, no contexto da pandemia, fica perceptível a importância do PACCE na manutenção de interações interpessoais de forma descontraída, evitando, assim, o extremo isolamento, que poderia trazer grandes consequências psicológicas, que afetariam ainda mais na adaptação de volta à rotina presencial na universidade. Os encontros me deixaram mais confiante para expressar minhas opiniões, pois minha perspectiva foi formada ao longo de minhas experiências, me tornando cada vez mais proativa e isso levou a resultados diferentes nas células. Ter participado do PACCE, durante este momento de crise sanitária mundial, trouxe grande impacto para meu crescimento e conhecimento pessoal, ficando claro que meu aprendizado é importante e complementa ao grupo que estou inserida, me dando um novo olhar sobre o funcionamento do mundo e as relações humanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

V Encontro de Iniciação Acadêmica