A IMPORTÂNCIA DA CULTURA POPULAR NORDESTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÃO DA HERANÇA CULTURAL E SOCIAL NA UUNDC
Resumen
O propósito deste trabalho é abordar a significativa experiência com o projeto AS CRIANÇAS DA UUNDC E A CULTURA POPULAR, relatando como foi proveitoso para as crianças da turma Infantil 4B, mesmo com a pandemia de covid-19. Considerando as DCNEI (BRASIL, 2009) e a BNCC (BRASIL, 2017), que reforçam a importância do acesso ao conhecimento cultural, essas normas norteiam as práticas pedagógicas da UUNDC, que em sua Proposta Pedagógica a criança é atuante na cultura. A metodologia mudou com o distanciamento social. Houve a interação presencial das crianças durante um mês na UUNDC, e com a interdição das atividades, o restante do primeiro semestre sucedeu de forma remota. A comunicação da Unidade com as famílias ocorreu via grupo de Whatsapp, com envios de livros de literatura infantil (referentes à cultura cearense) e links de vídeos de lendas folclóricas. Durante a época junina sugerimos links de canções (Asa branca), brincadeiras (derruba latas e bola de meia) e receitas (maçã do amor, cocada, cuscuz e pé de moleque). No segundo semestre iniciamos os Encontros online utilizando o Google Meet, para interagirmos de modo mais próximo e em tempo real com a crianças. Propusemos adivinhas e parlendas (jogos de linguagem) que são relacionadas à cultura popular. As crianças se mostraram muito interessadas e criativas criando suas próprias adivinhas e brincando entre si. Realizamos ações divertidas como o halloween e piquenique online. No dia do Halloween à fantasia (ideia de uma criança), fizemos adivinhas ressaltando personagens do nosso folclore (Saci e outros) conhecidos pelas crianças. No piquenique online abordamos o prazer de todos se reunirem para lanchar, sendo um ato de amor e reforço de nossos laços, recordando o lanche da UUNDC. Como efeito, os meios tecnológicos foram de suma relevância, bem como a dedicação das famílias apoiando as crianças no acesso. O projeto assim aconteceu e contribuiu para as vivências culturais das crianças, aprendizagens e desenvolvimento.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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