CLASSIFICAÇÃO DAS DUNAS FRONTAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA COSTA CEARENSE
Resumen
O estudo das dunas frontais tem enfrentado dificuldades para separar as cristas litorâneas formadas por ondas daquelas eólicas, além da difícil delimitação de sua extensão costa adentro. Além disso foi abordada sua importância geoambiental na proteção da faixa litorânea, considerada como o primeiro obstáculo à ação dos processos de desestabilização da zona costeira. Objetivou-se classificar e delimitar os estados das dunas frontais num trecho da região de Porto das Dunas, e avaliar os processos/vetores de degradação. O mapeamento geomorfológico multitemporal foi gerado usando imagens de satélite de 2011 a 2020 através do Google Earth Pro e QGIS, sendo georreferenciadas e analisadas de maneira detalhada. Foram coletadas amostras e feitas análises granulométricas, e trincheiras para identificar e distinguir os tipos de estruturas internas. O mapeamento desta área mostrou que se desenvolvem como cristas oblíquas à linha de praia e paralelas entre si, sendo compostas por areias finas a médias. Apresentam de 4 a 20m de largura e 17 a 100m de comprimento, tendo superfície abaulada com mergulhos para NNE, SSW e WNW. As dunas estudadas se enquadram no contexto de dunas frontais incipientes, abrangendo os primeiros 60 a 150m de distância da linha de maré alta, limite em que estas cristas são truncadas pela ação das ondas, desenvolvendo uma crista paralela à praia. O primeiro estágio dessas dunas é seguido por dunas frontais estabilizadas, se estendendo costa adentro até cerca de 500m da linha de maré alta, apresentando maior e mais variada cobertura vegetal, e abrigam grande diversidade faunística. O desenvolvimento de blowouts se inicia na faixa de dunas frontais incipientes e se estende à superfície de deflação estabilizada, resultando em dunas parabólicas e lagoas sazonais. Ao longo de 10 anos o trecho estudado sofreu processo de ocupação por resorts/condomínios sobre dunas frontais, devastando ampla área de importância ecológica e desestabilizando trechos litorâneos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.