CONTINUIDADE DA REGENERAÇÃO DOS ACESSOS DO BAG-CAUPI EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19
Resumen
Os Bancos de Germoplasma são unidades conservadoras de material genético, criados para conciliar a conservação da agrobiodiversidade com o desenvolvimento sustentável, ou seja, de maneira geral, tais bancos são uma forma de garantir que muitas espécies venham a existir no futuro. O projeto descrito neste resumo teve como objetivo regenerar acessos de ciclos precoce e médio-precoce da safra de 2013 de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) do Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal do Ceará (BAG-UFC). Foram plantados 32 acessos na área de multiplicação e regeneração de feijão-caupi do BAG-UFC, no período de setembro a dezembro de 2020. Os acessos foram semeados em fileiras de 5m com espaçamentos de 0,50m entre plantas e 2m entre fileiras. Para caracterizar os acessos foram utilizados os descritores botânicos (cor da flor, porte da planta, forma do folíolo central, posição das vagens e presença de antocianina na planta) e agronômicos (características da vagem, cor, forma, comprimento, número de sementes por vagem e, características da semente, cor, forma, brilho e textura) e também dados sobre a colheita, produção e presença de pragas e doenças. Após a caracterização, foi realizado o beneficiamento, seguido do expurgo dessas sementes. As sementes foram armazenadas em câmara fria nas condições ideias para manter sua viabilidade a médio prazo (8 a 10 anos). Observou-se sucesso na renovação dos acessos, com ressalva para sete que apresentaram baixa produção de sementes, menor que 100g. Embora a regeneração dos acessos do BAG tenha sido comprometida devido a pandemia de Covid-19 que prejudicou a realização dos tratos culturais em campo, foi possível garantir a regeneração e multiplicação de alguns acessos da safra de 2013. Conclui-se que o Banco de Ativo de Germoplasma de feijão-caupi tem grande importância, pois mantém uma coleção ativa de acessos, garantindo o fornecimento de material genético em diversas áreas de pesquisa.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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