GRUPO DE ESTUDOS DE SABERES POPULARES
Resumen
Uma das atividades desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial (PET) – UFC é o Grupo de Estudos de Saberes Populares. Iniciado no semestre de 2020.1, está ativo até o presente momento. É orientado pela prof.ª Dr.ª Catherine Furtado. O conceito de estudo dos saberes populares se dá principalmente através de leituras e apreciações sonoras de coletivos artísticos tradicionais. Estes coletivos transmitem, geralmente pela oralidade, diversos saberes culturais. O grupo de estudos possibilita que os bolsistas do PET Educação Musical tenham contato com a pesquisa acadêmica, ao mesmo tempo que fomenta os estudos referentes aos saberes populares. Assim se é trabalhado a inclusão dos diversos saberes para além do foco eurocêntrico da academia. Espera-se desenvolver a escrita dos participantes do grupo produzindo materiais para divulgação dos resultados sobre o tema. O grupo se organiza através de encontros síncronos semanais, por meio de vídeo chamadas. Cada reunião apresenta uma proposta de discussão relacionada ao tema de estudo. Algumas das referências usadas para leituras e discussões foram autores como (ARANTES, 1990), (LARAIA, 2001), e o livro organizado por (COOPAT, et al, 2012), “Agrupamentos da Música Tradicional do Cariri Cearense”. O grupo segue com o processo de desenvolvimento dos trabalhos, não tendo ainda matérias que apontem resultados dos estudos. As práticas dos estudos abordam um tema que se considera ter relevância para a comunidade acadêmica, especialmente na área de Educação Musical. Esta temática também tem necessidade de maior visibilidade nos meios de estudo sobre Música, inclusive na formação de licenciados na área. Assim, o desenvolvimento do grupo valoriza os saberes populares além de ter potencialidade na contribuição de conhecimentos para o campo da Educação Musical.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Lucas Mendes Pereira, V., Sérgio Lima Junior, N., & Furtado dos Santos, C. (2021). GRUPO DE ESTUDOS DE SABERES POPULARES. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4226. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64100
Número
Sección
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.