MEDIDAS BIOMÉTRICAS DA CARCAÇA E ÍNDICES DE MUSCULOSIDADE EM BORREGOS SANTA INÊS ABATIDOS EM DIFERENTES PESOS
Resumen
As medidas biométricas permitem comparações entre tipos raciais, pesos e idades de abate, sistemas de alimentação e suas correlações com outras medidas. Já os índices de musculosidade apresentam correlação alta e positiva com a distribuição de músculos na carcaça. Objetivou-se avaliar as medidas biométricas da carcaça e os índices de musculosidade em borregos Santa Inês abatidos em diferentes pesos. Foram utilizados 24 borregos da raça Santa Inês, não castrados, com aproximadamente 80 dias de idade e peso corporal inicial 16,53 ± 1,92 kg. Os pesos de abate estudados foram 26; 32; 38 e 44 kg. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e seis repetições. A ração experimental foi formulada para ganho médio diário de 200 gramas, com relação volumoso:concentrado de 60:40. Como procedimento de abate, foi realizada a insensibilização dos animais por atordoamento na região atla-occipital seguido de sangria. Para as medidas biométricas da carcaça, foi utilizada fita métrica e régua antropométrica. Para mensuração da área de olho de lombo, películas transparentes de plástico foram utilizadas onde foi traçado o contorno do músculo. A largura do tórax apresentou comportamento quadrático, enquanto as demais medidas avaliadas demonstraram comportamento linear crescente. A área de olho de lombo foi significativamente influenciada pelo peso de abate, demonstrando comportamento linear crescente. Constatou-se efeito linear crescente dos pesos de abate sobre o índice compacidade da carcaça e nenhum efeito sobre o índice de compacidade da perna (0,511). Com o aumento do peso de abate, ocorrem modificações nas medidas biométricas da carcaça e a quantidade de músculo na carcaça é incrementada em borregos Santa Inês.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.