O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA NO CONTEXTO DA COVID-19
Resumen
A cada início de ano o PET Engenharia Mecânica UFC apoia o professor(a) da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica na tarefa de propiciar ao estudante ingressante uma visão geral sobre o curso, a UFC, o mercado de trabalho e a atuação profissional do engenheiro mecânico. O primeiro ano do curso é intenso com 15 componentes curriculares obrigatórios, de modo que a realização de ações de interação e integração ajudam no acolhimento desses novos estudantes. Tendo isso em vista, e acentuado com o desafio de aulas não presenciais em virtude da Pandemia causada pelo COVID-19, o PET Engenharia Mecânica UFC, propôs atividades no formato completamente remoto. Foram desenvolvidos materiais em formato digital e vídeos sobre três áreas estruturantes do curso: térmica, fluidodinâmica e materiais e fabricação. Para cada atividade no modo assíncrono foi aplicado formulário com questões para cada uma dessas áreas. O objetivo foi avaliar a participação das equipes e motivá-las através de inscrições gratuitas nos cursos na Semana de Tecnologia da Engenharia Mecânica (STEM). Como resultado, a maior parte do material produzido pelo grupo PETMEC foi classificado como ótimo ou excelente, com algumas ressalvas acerca da dificuldade dos formulários aplicados. Desta forma, pode-se considerar que o trabalho desenvolvido pelo PET Engenharia Mecânica em conjunto com o professor da disciplina foi bastante satisfatório, com margens para melhorias em aspectos do desenvolvimento do trabalho em edições futuras.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Leite Candido, V., Roberto Ferreira Vasconcelos, S., Isaias Barata, W., Correia Pereira, C., & Soares Junior, L. (2021). O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA NO CONTEXTO DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4253. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64127
Número
Sección
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.