POSSÍVEIS EFEITOS COGNITIVOS DO BILINGUISMO: O QUE PESQUISADORES NOS DIZEM

Autores/as

  • Evelyn Batista da Silva
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumen

Existem diversas perguntas sobre os benefícios e malefícios do bilinguismo que pais e profissi-onais da educação se fazem durante a primeira infância, e durante toda a vida de aprendiza-gem de uma criança. Muitas dessas perguntas resistem de medos advindo de anos anteriores às pesquisas na área do fenômeno em realce desse trabalho. Essa revisão bibliográfica tem como objetivo ampliar o alcance de informações sobre o bilinguismo, e minimizando o receio em expor crianças a uma segunda língua já na primeira infância. O objetivo minoritário é destacar as lacunas que ainda precisam ser preenchidas sobre o fenômeno do bilinguismo. Três artigos foram escolhidos para saciar o objetivo da pesquisa, assim, foram levados em consideração apenas os dados revelados por cada artigo. No conceito de bilinguismo, existem variáveis que permitem a ascensão de questionamentos e incertezas sobre as consequências advindas do bilinguismo. Os estudos revisados nesse trabalho objetivaram informar sobre essas variáveis e como elas podem gerar consequências positivas ou negativas. Bilíngues não são confusos por, em momentos, encontrarem-se em situações onde precisam utilizar a outra língua para expressarem algo em meio a uma conversação, ou se precisarem de um tempo maior para encontrar a palavra certa para o momento. Assim, como tam-bém não são atrasados por terem uma língua dominante, uma língua com maior vocabulário.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Batista da Silva, E., & Amelia de Barros Cardoso, L. (2021). POSSÍVEIS EFEITOS COGNITIVOS DO BILINGUISMO: O QUE PESQUISADORES NOS DIZEM. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4283. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64157

Número

Sección

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial