A IDEOLOGIA E A SUA FUNÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE GYÖRGY LUKÁCS
Resumen
Para Lukács, a capacidade humana de captura ideal da realidade em sua consciência adquire certo caráter de possibilidade para a ação e para a práxis humana. Nessa ótica, este trabalho visa abordar a categoria da ideologia e a sua função social na educação na perspectiva do filósofo György Lukács. O autor nos fala que a ideologia no sentido amplo possibilita a compreensão humana de que no âmbito do ser social, todas as objetivações são decorrentes das próprias ações humanas por meio do trabalho e que essas são fixadas no contexto social através dos costumes da vida cotidiana, que podem direcionar a ação no sentido da alienação ou impulsionar para o pólo oposto. Já quando se refere ao sentido estrito, ele nos faz compreender que ela se volta a atingir a área central dos conflitos entre as classes, requerendo uma ideologia cientificamente formulada para atingir a essência desses conflitos e transformar o plano estrutural. Aqui podemos associar a educação como meio de elaboração ideal que pode cumprir uma função social, seja no sentido mais amplo de reproduzir a vida cotidiana ou no sentido estrito, quando sua forma sistematizada vem orientada, prioritariamente, à reprodução de desigualdades sociais. Devemos lembrar o que Lukács nos fala sobre o duplo caráter que a ideologia possui, uma vez que para o autor não se trata desta como sendo verídica ou não, boa ou ruim, mas sim de compreendermos a sua função social, já que ela pode se tornar veículo teórico e prático de enfrentamento e resolução de conflitos. Frente ao exposto podemos concluir que a função de educar o homem com uma visão crítica sobre os conflitos sociais, torna a sua conscientização perante a ideológica vigente muito mais ampla e, desta forma, a solução desses conflitos sociais se faz mais possível de ser atingida. Os autores agradecem a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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