A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA E A EDUCAÇÃO: QUEM INFLUENCIA QUEM?

Autores/as

  • Uly Alves Moreira
  • Fátima Maria Nobre-Lopes
  • Adauto Lopes da Silva Filho

Resumen

A pesquisa em questão tem como objetivo demonstrar que a Racionalidade Tecnológica (RT) na sociedade influencia, mas, também pode ser influenciada pela educação. Por meio dos escritos do filósofo Marcuse é possível identificar que a RT se tornou efetiva, de fato, na sociedade após a revolução francesa, quando os ideais do iluminismo acabaram por sucumbir a lógica do capitalismo, abandonando os valores humanos que até então lutavam para conseguir. A sociedade, então, passou por um rápido processo de industrialização e avanços tecnológicos, que permitiram uma maior eficiência nos processos de produção. No entanto, acabaram por automatizar os valores e as relações humanas. Nesse contexto, a educação se transformou em um processo fragmentado e descontextualizado que se converte em instrumento por difundir ideias que garantem a manutenção da ordem social pela adesão das consciências individuais às verdades formuladas pelo aparato tecnológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico, baseada em escritos de Marcuse e de outros autores. Como resultado parcial, compreendeu-se que a lógica do capitalismo e a tecnologização dos meios de produção levaram os indivíduos a interiorizarem suas ideologias como verdades, fazendo com que eles a aceitem como natural. Tudo isso acaba por dificultar o papel da educação em reconhecer e analisar esses fatos de maneira sócio-histórica, impossibilitando aos indivíduos pensarem criticamente a ordem social vigente. Como conclusão parcial, entende-se que existem forças contraditórias que lutam de um lado, para manter a ordem segundo a lógica do capitalismo e da RT; e de outro, para transformá-la qualitativamente. Sendo a educação a alavanca que pode levar os indivíduos a aceitarem ou a negarem essa realidade, então ela pode tanto ser influenciada, como também pode influenciar o processo de construção da racionalidade envolvida. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido por meio da bolsa do Mestrado em Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação