AS FORTALEZAS QUE EMBARCAM NO GRANDE CIRCULAR I (151)
Resumen
A pesquisa reflete sobre a existência de diferentes realidades socioeconômicas e culturais presentes na cidade de Fortaleza, a partir de observação realizada no ônibus Grande Circular I. Durante o trajeto do coletivo, que percorre 33 dos 169 bairros da capital cearense, ao longo de, aproximadamente, 4 horas de viagem, presenciamos nos cenários externos a gritante desigualdade social responsável por avizinhar espaços planejados de luxo e consumo à moradias marcadas por extrema pobreza. Além disso, os passageiros que embarcam e desembarcam ao longo dessa trajetória também exprimem, por meio de suas palavras, gestos e vestimentas, as condições também díspares em que estão inseridos socialmente. Assim, a partir dessas análises, buscamos compreender e responder ao questionamento: quantas cidades cabem na mesma dimensão territorial de Fortaleza? Em nossa busca, cruzamos com estudos sobre direito à cidade (LEFEBVRE, 1999, 2008; AGIER, 2015), mobilidade (AUGÉ, 2010; CAIAFA, 2002; MENEZES, 2014), lugares (AUGÉ, 1994; TUAN, 1983; CERTEAU, 2012), cotidiano (CERTEAU, 2012; PRIORI, 1997; GOFFMAN, 2013; BLANCHOT, 2007) e potencial comunicativos dos transportes coletivos (BELCHIOR, 2010; CAIAFA, 2004, 2005; CANEVACCI, 2004), bem como fizemos uso de uma metodologia de caráter etnográfico, que prioriza o olhar para a cidade de dentro para fora (MAGNANI, 2002), ao passo utilizamos das tradicionais ferramentas de observação, a saber, diário de bordo (WINKIN, 1998) e captura de imagens e áudios. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, não podemos elencar resultados, apenas ponderar considerações de que nossas premissas iniciais vêm sendo confirmadas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.